Dra. Vírginia Santos

A Dra. Vírginia Santos iniciou a sua Carreira Médica de Medicina Geral e Familiar, com exercício de funções no Centro de Saúde de Aljustrel de Agosto de 1985 até Julho de 2002, data em que transitou, por concurso externo, para o quadro do Instituto da Droga e Toxicodependência. Desempenhou e desempenha, também, as funções clínicas e obteve os graus académicos seguintes:

  • Assistente Graduado Sénior da Carreira Médica de Medicina Geral e Familiar, desde Novembro de 2007.
  • Formação em "Intervenção Sistémica e Familiar", com aquisição do título de Terapeuta Familiar e Membro Efectivo da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, em Maio 2002.
  • Mestrado em "Toxicodependências e Patologias Psicossociais”, na Escola Superior de Altos Estudos do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, em Dezembro de 2000.
  • Exerce funções na área dos comportamentos aditivos e dependências desde 1996, actualmente na Equipa de Tratamento o Centro de Respostas Integradas do Baixo Alentejo, da Divisão de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, Administração Regional de Saúde do Alentejo.
  • Médica na Equipa Técnica da Comunidade Terapêutica «Horta Nova», da Caritas Diocesana de Beja, desde Abril de 2003, acumulando na mesma o acompanhamento clínico dos residentes toxicodependentes, a gestão do programa de metadona e o exercício regular de terapia familiar aos residentes e suas famílias.
  • Actividade em Clinica Privada, prestação de Serviços no âmbito da Urgência Geral, 1º atendimento, no Hospital José Joaquim Fernandes-Beja e no âmbito de cuidados de saúde a Idosos em Instituição Residencial.